João de Deus elogia esforços do governo para melhorar o IDH do Piauí

 João de Deus elogia esforços do governo para melhorar o IDH do Piauí

O deputado estadual João de Deus (PT) destacou, nesta terça-feira (24), os esforços empreendidos pelo Governo do Estado para aumentar o Índice de Desenvolvimento Humano do Piauí (IDH). O desafio foi apresentado pelo governador Wellington Dias como uma das principais metas da atual gestão.

Com média de 0,713, o Piauí amarga a terceira menor posição no ranking nacional, superior apenas ao do Maranhão (0,683) e Alagoas (0,677), de acordo com publicação do portal Brasil Escola. O índice é calculado com base em dados como expectativa de vida, escolaridade da população e concentração de renda.

“Nós só vamos conseguir melhorar o IDH do nosso estado se a gente olhar pra esses segmentos extremamente pobres e que precisam de um olhar especial do poder público”, afirmou João de Deus, ao citar o programa Moradia para Todos II, proposto pelo Governo do Estado por meio de Projeto de Lei que tramita na Assembleia Legislativa do Piauí.

O projeto está na pauta da Comissão de Constituição e Justiça e deverá passar também pela Comissão de Infraestrutura e Política Econômica antes de ir a Plenário. “Nós temos uma faixa da população que é muito pobre, vive em moradia precária, muitas vezes de chão batido, casa de taipa. O projeto tem o objetivo de dar dignidade a essas pessoas por meio de uma moradia de qualidade, onde o governo financia a residência dessas famílias porque esse segmento não tem sequer condições de participar de outros programas habitacionais, onde teriam que custear 30% ou 40% do valor. São pessoas que estão em estado de extrema pobreza”, explicou o parlamentar.

ÁGUA – Outra frente de trabalho do Governo do Estado apontada pelo deputado João de Deus foi o abastecimento de água nas regiões mais afetadas pela seca. “Às vezes as pessoas pensam que é falta de vontade política, mas existem várias situações. Existem algumas regiões em que você tenta fazer um poço, mas não tem água. E, às vezes, quando você encontra água, em grande profundidade, é pouca e ainda salgada, não serve para consumo humano”, relatou.

O petista citou como exemplo obra realizada pela Secretaria de Estado da Defesa Civil para levar água da adutora de Pio IX para abastecer o município de Marcolândia. “Lá só tem uma solução, que é a saída através de superfície. Tem algumas barragens na região e o governo trabalha com a possibilidade de levar água por meio de barragens e açudes. A gente já avançou muito, mas tem questões pontuais que precisam ser resolvidas”, frisou.

Fonte: Alepi

Compartilhe