Deputados Estaduais – Franzé Silva

Francisco José Alves da Silva

Francisco José Alves da Silva nasceu em Buriti dos Lopes no dia 19 de Dezembro de 1966. Filho do agricultor Manoel Damião dos Santos e da zeladora Joana Alves da Silva, é casado com Mayra Araújo e pai de Letícia, Ítalo, Catarina, Guilherme, Miguel e Mateus. Formado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Piauí (UFPI) e filiado ao Partido dos Trabalhadores desde a sua fundação, Franzé disputou pela primeira vez o cargo de Deputado Estadual pelo Piauí em 2018, sagrando-se eleito com 31.526 votos.

Iniciou a vida profissional como Menor Aprendiz e atuou na Pastoral da Juventude do Meio Popular. Foi assessor da vereadora Francisca Trindade e desempenhou trabalhos técnicos junto a parlamentares do PT e de sindicatos, analisando dados e subsidiando discussões.

Trabalhou como contabilista, foi diretor do Jornal da Manhã, sendo aprovado no concurso para Auditor Fiscal da Prefeitura Municipal de Teresina, em 1992 e Auditor Fiscal do Estado da Paraíba, em 1994. 

Em 2003, assumiu a Diretoria Administrativo e Financeira da Secretaria Estadual de Educação. Nesse mesmo ano, participou da Comissão que criou a Controladoria Geral do Estado. Foi Superintendente de Despesas da Secretaria de Fazenda (2004 a 2009). Secretário de Fazenda (de dezembro de 2010 a abril de 2011). Secretário de Administração e Previdência (de janeiro de 2015 a março de 2018).

Destaca-se como um parlamentar atuante na Assembleia Legislativa do Piauí e defende bandeiras sociais, especialmente aquelas voltadas para: Direitos Humanos, Pessoas com Deficiência, Educação, Tecnologia, Agricultura Familiar e Extensionismo Rural.

Gabinete – franzesilva13@gmail.com
 (86)  9 8876-5515