Franzé defende vacinação de adolescentes e crianças com deficiências e comorbidades
O deputado estadual Franzé Silva (PT) está articulando a contemplação, no processo de vacinação contra a Covid-19, de crianças e adolescentes com deficiência e comorbidades em todo o Estado do Piauí.
O parlamentar observa que a Lei Nº 7.476, de 18 de janeiro de 2021, de sua autoria, prioriza a vacinação de pessoas com deficiência no Estado e não limita a idade, ou seja, todas as faixas etárias devem ser contempladas com a imunização.
“Saúde é um direito social fundamental. Garantir esse direito é assegurar o direito à vida. Nossa lei prevê, portanto, que as pessoas com deficiência no Piauí, e isso inclui crianças e adolescentes, devem ser vacinadas”, assinala.
Franzé acrescenta que tem trabalhado em conjunto com o Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conede-PI) e Associação de Amigos do Autista (AMA) para conseguir atender a esse público, de maneira prioritária.
“Estamos preocupados com o atraso na vacinação desse público e é preciso garantir sua vacinação com prioridade, por serem mais vulneráveis. Por isso, temos nos organizado para possibilitar o avanço rápido na imunização dessas pessoas”, complementa.
O deputado pontua, ainda, que a Lei Federal Nº 14.160, de 29 de julho de 2021, inclui, entre os grupos prioritários, no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação, crianças e adolescentes com deficiência e comorbidades.
“Vamos reforçar, junto ao secretário Florentino Neto e ao governador Wellington Dias, a necessidade de contemplarmos esse grupo o quanto antes, de modo a alcançarmos toda a população com plena cobertura vacinal”, conclui Franzé Silva.
Fonte: Alepi