Paulo Martins está otimista com o reaquecimento do comércio com vacinação

 Paulo Martins está otimista com o reaquecimento do comércio com vacinação

O deputado estadual Paulo Martins (PT) está otimista com o reaquecimento do comércio. O parlamentar explica que os comerciantes demonstram que já há uma melhora nos resultados nos últimos meses e que há previsões ainda mais positivas para os próximos.

Segundo o deputado, isso é consequência da vacinação e destaca que, caso ela estivesse mais veloz, o mercado poderia estar em uma situação ainda melhor. “Hoje nós temos poucas pessoas vacinadas, mas vê-se que o mercado já teve uma recuperação de 30%”. Paulo Martins afirma que, com a vacinação, as pessoas perderam o receio de sair de casa para o comércio.

A suspensão da compra da vacina Sputnik V por parte do Consórcio Nordeste foi uma notícia ruim porque as 37 milhões de doses iriam dar mais celeridade ao processo de imunhização e estimular ainda mais o mercado, de acordo com o parlamentar.

Além do ritmo lento da vacinação da população, a situação do transporte urbano em Teresina é motivo de preocupação para a recuperação do comércio. “O transporte é que trás a pessoa do bairro para o centro comercial”, destaca o deputado.

Outro problema que compromete a recuperação do comércio é a perda do poder de compra das famílias que ocorre por causas como o desemprego e a alta da inflação. Por conta disso, Paulo Martins vê positivamente a perspectiva de aumento do Bolsa Família, apesar de acreditar que poderia ser maior. Segundo o deputado, a forma mais rápida de recuperar a economia é dar renda para as pessoas que mais precisam de alimento.

INVESTIMENTOS – O parlamentar destacou a importância da captação de recursos para investimentos para a retomada econômica. Paulo Martins cobrou do Governo Federal um plano semelhante ao Pro Piauí do executivo estadual. Também falou sobre a importância de governos estaduais e municipais se habilitarem para conseguir empréstimos e investidores e que, atualmente, essas são as únicas formas de o poder público conseguir recursos para executar obras.

Outra ação importante cobrada da presidência da República foi a defesa de uma reforma tributária bem feita que, segundo o deputado, seria a defendida pelo Conselho Nacional de Política de Fazendária (Confaz) e não a enviada pelo Ministro da Economia Paulo Guedes. Ele pediu que o Ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, atue na defesa da melhor reforma e que assim ajude o Piauí.

Fonte: Alepi

Compartilhe