Assis Carvalho não era morno. Fará falta ao Piauí e ao PT!

 Assis Carvalho não era morno. Fará falta ao Piauí e ao PT!

Quem conheceu a trajetória de Francisco de Assis Carvalho Gonçalves, 59 anos, sabe que ele era de resultados. Sua força estava na sua atenção, presença, na capacidade de dar retorno, assistência a lideranças municipais e viabilizar diferentes fontes de recursos para prefeituras, entidades da sociedade civil e apoio às lutas dos movimentos sociais.

Assis teve sua origem política nos movimentos sociais, surgiu nas lutas da APCEF e do Sindicato dos Bancários do Piauí. Daí o seu constante apoio e envolvimento nas lutas de diversas categorias de trabalhadores, seja participando de manifestações, bem como viabilizando lutas e resultados na Assembleia Legislativa, Câmara dos Deputados, junto aos governos estadual e federal.

Na maioria das vezes, quem lhe procurava não ficava sem resposta. Possuía o zelo em prestar atenção em reivindicações e ou articular, buscar alternativas, soluções para diversos tipos de problemas.

Assis empreendeu grandes esforços nos anos 1990 na luta pela implantação e expansão das rádios comunitárias no Piauí. Como deputado estadual apoiou essa luta, reforçando experiências com emissoras no estado, participou e defendeu radialistas, entidades populares e da Igreja Católica que abraçaram essa causa e por diversas vezes foram perseguidos pelas ações da Anatel.

Como administrador público do Detran, Secretaria Estadual de Saúde e Agespisa teve a coragem de assumir desafios que contrariaram interesses, realçaram inimigos políticos responsáveis por projetarem uma imagem negativa de suas ações administrativas. Não sejamos ingênuos, na vida comum e, principalmente na atividade política, sempre teremos adversários. Aliás, quem não conflita, gera controvérsias ou mesmo não tiver pecado no fazer político, atire a primeira pedra!

Assis Carvalho teve brilho maior como parlamentar e presidente do Partido dos Trabalhadores. Foi um parlamentar presente no exercício do mandato, contundente na tribuna da Assembleia Legislativa e da Câmara dos Deputados, um dos articuladores da Frente Parlamentar da Educação. Bastante perspicaz e ativo nas lutas sociais e na defesa da democracia brasileira, no apoio solidário aos seus companheiros de partido.

No PT se destacou como defensor dos interesses do partido quando isso envolvia disputas de espaço político e administrativo com aliados do governo. Como presidente do PT, fincou e fortaleceu o partido em quase todos municípios do estado, ajudou abrir espaços apoiando novas lideranças municipais, que em muitas ocasiões foram preteridas devido a acomodação de aliados em cargos estratégicas durante os mandatos do governo Wellington Dias.

Dono de um sorriso largo e representativo, o deputado não era morno, assumia sempre sua posição. Tinha um jogo de cintura como articulador político que só ficava atrás do governador Wellington Dias, que possui relações humanas mais generosas e faro político mais aguçado.

Assis Carvalho fez história, fez o bom combate, teve a coragem de abrir mão da maioria dos seus dias de vida ao lado da família para lutar por causas coletivas. E isso não é fácil!

Cantídio Filho, jornalista e professor da UFPI.  

Compartilhe