Diagnóstico e tratamento precoces de covid-19 salvam vidas no Piauí
O diagnóstico e o tratamento precoces da Covid-19 se mostram, hoje, como o grande diferencial para a recuperação do doente. A observação diária dos pacientes atendidos na rede de saúde, aponta que a maioria daqueles que buscam ajuda na fase inicial da doença, consegue resistir e se curar do vírus sem maiores consequências. A experiência do Piauí, confirma esta constatação.
“O paciente recebe precocemente a medicação e tem acesso a exames importantes como o que previne a formação de trombos. Se não reduz os sintomas da doença, já entramos com outras terapias e vai evitando complicações”, explica Socorro Oliveira, coordenadora de regulação de internações da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi).
A constatação confirma o acerto na estratégia que o estado do Piauí desenvolve desde o início da pandemia. Por orientação do Comitê de Operações Especiais (COE), a Sesapi criou o programa Busca Ativa, que se antecipa à localização de eventuais casos da Covid-19, a partir dos contatos mantidos por pessoas que positivaram para a doença. Os pacientes descobertos recebem orientações quanto ao isolamento e tratamento imediato.
Na semana passada, o Ministério da Saúde anunciou a alteração do protocolo médico para pessoas que sentirem sintomas leves da doença, passando a solicitar que tais pacientes procurem um médico. Antes, a diretriz indicava a busca por ajuda profissional apenas em caso de sintomas mais graves.
“Quando se sente desconforto respiratório, o pulmão já está comprometido. Quanto maior a demora, mais complicações. Nosso alerta é para que o paciente procure ajuda logo, evitando uma evolução desfavorável”, ressalta Socorro Oliveira.
“Descobrindo quem está com coronavírus cedo, isolar a pessoa e aquelas com quem ela teve contato e começar o tratamento na fase inicial é o grande caminho. É próximo de zero o índice de morte daqueles que começaram o tratamento cedo, mesmo com idade avançada ou alguma comorbidade”, ressalta o governador Wellington Dias.
O Governo do Piauí disponibiliza também o aplicativo Monitora Covid-19, uma ferramenta utilizada como complemento para a assistência precoce à população. Por meio dele, qualquer pessoa pode comunicar eventuais sintomas da doença e terá seu quadro avaliado por um suporte médico disponibilizado pela Sesapi. Os profissionais monitoram o quadro do paciente por 14 dias, auxiliam com informações e, quando necessário, encaminham para atendimento na rede de saúde antes do agravamento. De acordo com a Sesapi, o Monitora Covid-19 já realizou mais de três mil atendimentos.