PT do Piauí lança manifesto pedindo mobilização contra ameaças de golpe
O presidente do Partido dos Trabalhadores (PT) no Piauí, João de Deus, lançou nesta terça-feira (10) um manifesto pedindo mobilização popular para garantir a posse dos eleitos no pleito de outubro e assim rechaçar a ameaça de golpe que vem sendo feita por Jair Bolsonaro, caso ele não seja reeleito.
No documento, aprovado pela direção estadual do PT, o presidente João de Deus lembra que a maior parte da história do Brasil é marcada pela escravidão, extermínio e genocídio contra as populações negra e indígena, e que essa marca do período colonial, juntamente à característica coronelista e ditatorial do poder central já no período republicano, representam a dificuldade que se tem de aproximar a população mais excluída do povo de estar nos espaços de poder.
“Tudo isso combinado com coronelismo, patrimonialismo e ditadura civil e militar, alijou parcela significativa do povo brasileiro tanto do poder, quanto da riqueza. Portanto, toda oportunidade que tivermos de democratizarmos os processos de decisão, como por exemplo, na elaboração de um plano de governo, é necessário fazê-lo”, diz parte da carta.
A reflexão se dá no momento em que o PT no Piauí busca a construção coletiva do Plano de Governo de Rafael Fonteles. O projeto do plano já foi elaborado – com a colaboração de mais de 200 pessoas em 20 eixos temáticos – e entregue ao diretório do partido, que pretende ampliar essa discussão aos demais membros da sigla e a toda sociedade piauiense.
Ameaça de golpe civil-militar
Na carta, o presidente do PT no Piauí, João de Deus, também considera que há um risco de golpe civil militar, com viés fascista, com ameaças a opositores políticos. Ele lembra que é preciso participação popular para referendar uma mudança paradigmática por meio das eleições em 2022.
“Mais do que nunca, precisamos ampliar a participação social e popular. Só o povo participando consciente, organizado e protagonista de grandes mobilizações, pode impedir o golpe, sobejamente anunciado”, diz trecho da carta.
Confira carta na íntegra
O Brasil tem um déficit democrático muito grande! Três séculos e meio de escravidão, extermínio indígena, genocídio da população negra, brancos colonizadores viciados em violentar e estuprar, concentração de terras e riquezas em poucas mãos para o martírio do grande contingente da população excluída. Tudo isso combinado com coronelismo, patrimonialismo e ditadura civil e militar, alijou parcela significativa do povo brasileiro tanto do poder, quanto da riqueza. Portanto, toda oportunidade que tivermos de democratizarmos os processos de decisão, como por exemplo, na elaboração de um plano de governo, é necessário fazê-lo. Isso é apenas um tijolo no alierce da construção da democracia brasileira. Mas, o importante é que a democracia seja exercida. E quanto mais se cultivar a cultura democrática, melhor. Melhor do ponto de vista político, econômico e social! Parabéns aos companheiros e companheiras que participaram dessa construção! O PT/PI agradece a tão valiosas contribuições!
Porém, não encerramos por aqui.
Não é exagero dizer que há fortes indícios de um golpe civil militar novamente no Brasil. E com um claro viés fascista, com ameaças nada veladas contra opositores políticos e contra quem pensa diferente. Por isso, mais do que nunca, precisamos ampliar a participação social e popular. Só o povo participando consciente, organizado e protagonista de grandes mobilizações, pode impedir o golpe, sobejamente anunciado. A luta continua! Vamos eleger Lula, Rafael e Wellington! E vamos eleger também uma grande bancada de deputados Federais e Estaduais para garantir as mudanças que o Piauí e o Brasil precisam! Mas, além disso, vamos organizar e mobilizar o povo para que, os eleitos, possam assumir e exercerem seus mandatos! Contamos com vocês!
João de Deus Sousa – Presidente do Partido dos trabalhadores – PT/PI
Fonte: piauihoje.com