Sancionada a lei que institui no Piauí a Semana de Doação de Leite Materno
O governador Wellington Dias sancionou a Lei nº 7.547/21, que institui no Piauí a Semana Estadual de Doação de Leite Materno, a ser realizada anualmente no mês de maio, por ocasião do Dia Internacional de Doação de Leite Humano, em 19 de maio. A iniciativa nasceu a partir de um projeto do deputado estadual Francisco Costa (PT).
Um dos principais objetivos da lei é divulgar o Banco de Leite e os postos de coleta de leite humano no estado, além de estimular a doação. De acordo com o deputado Francisco Costa, o Piauí possui a menor rede de coleta, com apenas um banco de leite e quatro postos de recebimento, armazenamento e distribuição em todo o estado.
“É crescente a demanda por leite materno para garantir a sobrevivência de bebês internados em UTIs neonatais. Campanhas como esta que estamos propondo contribuem para diminuir o índice de mortalidade infantil”, afirma o parlamentar. A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que as crianças sejam amamentadas exclusivamente por cerca de seis meses, devendo continuar a receber leite materno até os dois anos de vida ou mais.
No decorrer da Semana serão desenvolvidas atividades relacionadas ao tema, como palestras, divulgação de material informativo e campanha institucional nos meios de comunicação. A organização das atividades ficará sob a responsabilidade dos órgãos da administração pública estadual, junto com organizações da sociedade civil e demais instituições interessadas.
A Maternidade Evangelina Rosa disponibiliza informações sobre quem pode doar, como se tornar uma doadora de leite humano, como se preparar para retirar o leite e como guardar o leite retirado para doação na página www.mder.pi.gov.br/conheca/leite. Telefones para contato: 0800.280.2522 / (86) 3228.2022.
Fonte: Alepi