João de Deus afirma que Governo do Estado vai unificar a regulação na Saúde
O deputado estadual João de Deus (PT) informou, na tribuna da Assembleia Legislativa do Estado na sessão plenária nesta quinta-feira (20), os encaminhamentos dados após a audiência pública que discutiu a retomada das cirurgias eletivas no Piauí. A audiência aconteceu na tarde de quarta-feira (19).
“Ao fim da audiência pública tivemos dois encaminhamentos importantes. O primeiro, foi que a Secretaria Estadual de Saúde apresentará um cronograma de retomada das cirurgias eletivas nos próximos 30 dias. Já a segundo encaminhamento foi a realização de um estudo para unificar a regulação, que hoje é dividida entre a regulação do Estado e a do município de Teresina. Vamos cobrar ainda mais esses encaminhamentos para que as cirurgias eletivas sejam retomadas”, explicou João de Deus.
O deputado lamentou a ausência do presidente da Fundação Municipal de Saúde de Teresina, médico Gilberto Albuquerque, no debate de quarta-feira.
Participaram da audiência pública o secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto, e representantes do Conselho Estadual de Saúde, OAB-PI, Hospital Universitário, Hospital Getúlio Vargas e demais entidades ligadas à Saúde no estado.
Críticas – Em reposta às críticas feitas à Saúde pela deputada Teresa Britto (PV), o deputado João de Deus (PT) disse que é verdade que o Piauí tem problemas em muitas áreas, mas pediu que ninguém esquecesse os avanços que foram dados nos últimos anos. “O Piauí avançou em todas as áreas e eu desafio alguém citar um setor que não avançamos. O Piauí é um dos estados mais pobres da federação e essa afirmação foi levada por anos como justificativa para que o Estado não crescesse. Mas o Governo de Wellington Dias vimos esse estado avançar, e não adianta querer dizer que não porque a população vê”, finalizou o deputado.
Fonte: Alepi