PT Solidário: Piauí arrecada 3 toneladas de alimentos em primeiro dia
No último dia 17 de abril, no Dia Internacional da Luta Camponesa, dia de memória e resistência do Massacre de Eldorado dos Carajás, foi o lançamento nacional da campanha”PT Solidário”, para arrecadação de alimentos em todo o país. como forma de amenizar a fome, que atinge mais de 19 milhões de brasileiros.
No Piauí, uma live marcou o lançamento onde foram arrecadadas mais de duas toneladas e meia de alimentos beneficiando mais de 100 famílias, neste primeiro momento. Lembrando que a campanha é uma ação permanente e se estende aos Diretórios Municipais do Partido. Em Teresina, a arrecadação acontece na sede do Diretório do PT Piauí, localizada na rua Dr. Área Leão, 860 – centro Norte de Teresina.
De acordo com pesquisa divulgada pela Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Rede Penssan), 116,8 milhões de pessoas estão em situação de insegurança alimentar no país. A fome havia sido superada em 2013 pelo Brasil, quando a Organização das Nações Unidas (ONU) retirou o país do Mapa da Fome, graças à política nacional de segurança alimentar implementada em 2003 pelo presidente Lula.
Após o golpe, que tirou a presidenta Dilma Rousseff da Presidência da República, a falta de alimentos voltou a assolar a população, situação que se agrava com o descaso do governo Bolsonaro no enfrentamento à pandemia, com políticas neoliberais e o fim do auxílio emergencial de R$ 600.