Rogério: “Pandemia leva a um patamar de crise econômica sem precedentes”
O senador Rogério Carvalho (PT-SE), líder do partido no Senado Federal, está preocupado com os efeitos nocivos da política econômica e social conduzida pelo presidente Jair Bolsonaro diante da mais grave crise sanitária da história do país. “A pandemia nos leva a um patamar de crise econômica sem precedentes”, aponta. “Nós teremos que, no período pós-pandemia, reinventar a economia brasileira e mundial em outras bases, mais solidárias, mais distributivas. Se não fizermos isso, estaremos rumo ao colapso econômico, o que não interessa a ninguém”.
Filho de agricultores, natural de Aracaju (SE), médico sanitarista e doutor em Saúde Coletiva pela Unicamp, Rogério diz que Bolsonaro age de maneira irresponsável e agrava os efeitos da pandemia. “É uma postura irresponsável desde o primeiro caso confirmado do novo coronavírus. Primeiro, com atitudes negacionistas, minimizando a pandemia ao compará-la com uma ‘gripezinha’”, ressalta. “Depois, em todas as ações descoordenadas e de ataques frequentes aos governadores, atuando contra o isolamento social, fazendo mudanças na condução do Ministério da Saúde, atrasando o repasse de recursos para os estados”.
Em entrevista ao jornal Brasil Popular, Rogério diz que a oposição tem sido bem-sucedida na aprovação de leis para a defesa da população brasileira, como o auxílio emergencial de R$ 600 e R$ 1.200 reais para famílias, e a liberação de recursos aos estados e municípios. Ele lamenta o fato de a pandemia já ter causado a morte de mais de 50 mil pessoas no país.