IBGE: Brasil é o nono país mais desigual do mundo

 IBGE: Brasil é o nono país mais desigual do mundo

 Cristiano Mariz/VEJA

O Brasil ocupa o nono lugar no ranking dos países mais desiguais do mundo. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Índice de Gini – que mede a concentração de renda e quanto mais perto de um, pior é esta  distribuição – ficou em 0,543 em 2019. Em 2012, ano do golpe contra a presidente Dilma Rousseff, esse indicador foi de 0,540.

De acordo com reportagem do jornal O Globo, a desigualdade no Brasil é superior à registrada em países como Botsuana. A África do Sul é considerada a nação com o maior índice de desigualdade, enquanto a Bélgica é o país onde esta distância é a menor.

Outra maneira de se olhar a desigualdade é quanto cada faixa de renda se apropria dos recursos totais. “Em uma primeira vista nos dados, chama atenção, mais uma vez, a pouca variação da estrutura da desigualdade brasileira refletida pela distribuição muito desigual dos rendimentos entre as pessoas ao longo dos anos”, diz o texto da pesquisa.

A pesquisa destaca que os 10% mais pobres, “embora mantendo uma parcela em torno de 1% do total, perderam 17,5% de participação de 2012 a 2019”. E os 10% que têm mais renda que concentravam 43% da renda em 2012, viram sua participação aumentar para 43,1% no ano passado.

Compartilhe