Deputado Franzé defende que Governo reveja redução no orçamento de 2021
Aconteceu virtualmente na manhã desta segunda-feira (10), a audiência pública que discutiu os parâmetros da Lei de Diretrizes Orçamentárias para o exercício de 2021. Durante a reunião, que aconteceu na Comissão de Fiscalização e Controle, Finanças e Tributação da Assembleia Legislativa, o deputado Franzé Silva (PT) pediu que a redução de 6% do orçamento do Estado para 2021 seja revista.
Segundo o deputado Franzé Silva, o Banco Central lançou um documento que prevê um crescimento de 6,6% do Brasil em 2021. “Não podemos apresentar aqui uma LDO negativa para o Piauí sem que esses dados sejam revistos e analisados com cuidado. O Projeto de Lei foi apresentado em abril, bem no início da pandemia, quando não tínhamos previsão de nada. Hoje, temos uma retomada da economia, o cenário mudou. Temos o Pro Piauí, um projeto arrojado de investimento que vai trazer crescimento para o nosso Estado. Então peço ao relator da matéria, deputado Limma, que pegue esses dados junto a Seplan e a Sefaz para que nós possamos entender como eles chegaram a esses dados negativos. Não tem como segurar uma fundamentação sem dados. Esse Projeto está na contramão do que diz o Governador e os dados da economia mundial”, defendeu Franzé Silva.
O secretário de Orçamentos e Finanças do Tribunal de Justiça do Piauí, Roosevelt Figueiredo, reforçou o discurso do parlamentar e advertindo que os dados apresentados pelo governador e pelo secretário de Fazenda na mídia são diferentes do que está na LDO. “A previsão de redução do ICMS era de 32% e caiu apenas 16%. Os dados colocados pelo Executivo estão como absolutos, mas a economia está sendo retomada. E essa redução de 6% vai trazer um atraso para o Piauí todo”, lamentou.
Fonte: Alepi