Piauí apresenta suas potencialidades e riquezas no Salão Nacional do Turismo, no RJ

 Piauí apresenta suas potencialidades e riquezas no Salão Nacional do Turismo, no RJ

O estado do Piauí estará presente no Salão Nacional do Turismo 2024, que será realizado no RioCentro, Rio de Janeiro, de 08 a 11 de agosto. Promovido pelo Ministério do Turismo (MTur), o evento vai reunir todas as unidades federativas do país e tem como objetivo promover, incentivar e qualificar o setor, contribuindo para o melhor posicionamento no mercado nacional e internacional.

A edição, com o tema “Conheça o Brasil”, vai destacar as potencialidades de cada estado a partir de quatro eixos, que estarão divididos em um espaço e proporcionarão experiências ao público: Turismo de Natureza, Sol e Praia, Turismo Cultural e Turismo de Base Comunitária e/ou Rural.

Com relação ao Piauí, o destaque do “Turismo de Natureza” será o Delta do Parnaíba. Considerado o maior das Américas, possui uma rica fauna e flora, além de paisagens de tirar o fôlego. Em “Sol e Praia”, a vila de Barra Grande, situada em Cajueiro da Praia, encantará o público presente pelo seu charme, hospitalidade e águas tranquilas que a tornam o destino ideal para os apaixonados pelo kitesurf.

Cajueiro da Praia (78).JPG
Barra Grande, em Cajueiro da Praia (Foto: Thiago Amaral)

O destaque do “Turismo Cultural” será a espetacular Serra da Capivara, Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco, que abriga surpreendentes formações rochosas e sítios arqueológicos com pinturas rupestres. A última experiência, o “Turismo de Base Comunitária e/ou Rural”, dará destaque para os povos originários do Piauí, representados pelo Museu Anízia Maria dos Povos Tabajara e Tapuio-Itamaraty.

Museu Anízia Maria dos Povos Tabajara e Tapuio-Itamaraty

Segundo o secretário do Turismo, José Neto Monteiro, o Salão do Turismo é uma das mais importantes vitrines do Brasil, e levar o Piauí para ele fortalece o setor como um todo. Ele ainda frisa que o evento é essencial na geração de novas oportunidades, garantindo que diferentes públicos conheçam e se encantem pelos destinos e potencialidades do estado.

“Estamos entusiasmados com a nossa participação no Salão Nacional do Turismo. É uma oportunidade única para mostrar ao Brasil e ao mundo as belezas naturais, a rica cultura e a gastronomia do Piauí. O turismo é uma das indústrias que mais crescem no mundo, e eventos como este são importantes para o desenvolvimento e fortalecimento do setor. Tenho certeza de que o Piauí será um dos grandes destaques do Salão”, disse o gestor.

Parque Nacional Serra da Capivara
Parque Nacional Serra da Capivara (Foto: Thiago Amaral)

O Piauí também vai contar com um espaço institucional que contemplará os demais destinos do estado, bem como a gastronomia e o artesanato. Nele, a equipe da Setur estará realizando o atendimento ao público, a entrega de material gráfico e a promoção dos diversos atrativos turísticos piauienses.

“Somos um verdadeiro tesouro de diversidade e riquezas naturais e culturais. A Setur está comprometida em fazer do Piauí uma referência em turismo no cenário nacional e internacional. Enxergamos o Salão do Turismo como um importante movimento que contribui para o nosso desenvolvimento”, pontuou a diretora de Turismo da Setur, Nayna Alves.

WhatsApp Image 2024-08-01 at 16.06.38.jpeg
Revoada dos Guarás, no Delta do Parnaíba (Foto: Gabriel Giovanni)

Outros Espaços

O Salão do Turismo contará com o espaço “Brasil em Festa”, que vai apresentar ao público os principais eventos culturais dos estados brasileiros. O tradicional Encontro Nacional de Folguedos será o grande representante do Piauí, que, ao longo de 46 edições, tem exaltado as heranças artísticas e culturais do estado e encantando milhares de pessoas. Já no espaço “Vitrine Brasil”, o artesanato piauiense será um dos protagonistas, sendo apresentado pelo projeto Casa do Artesão Design.

SANTEIRO.png
Arte santeira

O público também poderá conhecer a gastronomia piauiense através do Senac-PI, que apresentará a “bomba”, tradicional salgado frito com recheio de queijo e presunto no “Cozinha Show”, e a manifestação cultural do Grupo Afro Ijexá, por meio do Sesc-PI. O evento ainda contará com  um espaço voltado para a Rota das Emoções, circuito que integra o litoral dos estados do Piauí, Maranhão e Ceará, e o “Núcleo do Conhecimento”, que é dedicado a oficinas e palestras sobre temas que mobilizam o setor.

Expectativas

De acordo com o Ministério do Turismo, nesta edição de 2024, são esperadas cerca de 100 mil pessoas conhecendo o que há de melhor em produtos e atrativos turísticos das cinco regiões brasileiras.

O 8º Salão do Turismo: Conheça o Brasil é gratuito e os ingressos podem ser retirados na plataforma Sympla, clicando neste link.

Fonte: CCOM

Compartilhe