“O ano de 2023 foi um ano de muito trabalho e planejamento de ações. Foram lançados 68 projetos em diversas áreas. Uma boa parte voltada para educação, saúde, segurança, agricultura e desenvolvimento social “, disse Washington Bonfim.
Representantes do Tribunal de Contas do Estado, Tribunal de Justiça, Ministerio Público, Uespi, OAB/PI, APPM, Defensoria Pública e de secretarias do estado estiveram presentes na reunião.
O Porto Piauí e o programa de Hidrogênio Verde foram citados na apresentação do gestor.
“É uma aposta do governador Rafael Fonteles a inserção do Estado no mercado europeu,, para atender uma demanda que existe por energia limpa. O Piauí tem energias renováveis como o hidrogênio verde, por exemplo, para atender essa necessidade “, disse Washington Bonfim.
O Secretário de planejamento mostrou em slide um resumo dos programas lançados no ano passado pelo Governo do Estado, como o Gov.pi Cidadão, o Patrulha Cidadão, o Eco Piauí, entre outros.
O déficit na previdência foi outro ponto debatido na reunião. Segundo o Secretário de Estado da Fazenda, Emílio Junior, os números atuais são mais animadores.
“Trabalhamos em prol do equilíbrio fiscal, tanto que conseguimos diminuir o déficit da previdência estadual. Atualmente é bem menos que 500 milhões de reais”, disse o secretário de fazenda, acrescentando que a área da previdência é o maior desafio da gestão pública.
A apresentação do relatório serviu para tirar dúvidas dos parlamentares presentes.
“Estou satisfeito. O relatório apresentado será repassado para as demais comissões da Casa. Agora é trabalhar e esperar o relatório de 2024”, disse o deputado estadual Felipe Sampaio, presidente da Comissão de Fiscalização, Controle, Finanças e Tributação da Casa.
Fonte: pensarpiaui.com