Vídeo: Lula avalia seu governo: “Brasil voltou a ser respeitado no mundo”
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aproveitou a última edição do programa no YouTube “Conversa com o Presidente” e também suas redes sociais para fazer um balanço do seu primeiro ano de governo.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aproveitou a última edição do programa no YouTube “Conversa com o Presidente” e também suas redes sociais para fazer um balanço do seu primeiro ano de governo.
O petista elencou resultados de sua viagem aos Emirados Árabes e à Alemanha: “Eu volto dessa viagem, depois de passar pela Arábia Saudita, pelo Catar, pela COP28 nos Emirados, e agora na Alemanha, muito convencido que o Brasil voltou a ser um país respeitado no mundo”, ressaltou.
“As pessoas querem saber o que acontece aqui [no Brasil], querem investir aqui. Querem saber da transição energética e da presidência do Brasil no G20”, emendou, O programa foi transmitido de Berlim, na Alemanha.
Bem-humorado, Lula “tomou” o lugar do jornalista Marcos Uchôa, apresentador oficial do “Conversa com o Presidente”, e comandou entrevistas com os ministros que o acompanham nesta viagem pelo Oriente Médio e pela Europa.
Os ministros também aproveitaram o momento para comentar a participação do governo brasileiro na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP), em Dubai, nos Emirados Árabes.
Entre as explanações de cada ministro, Lula fez uma série de ataques à gestão de Jair Bolsonaro (PL), que, segundo o petista, relegou o BNDES a segundo plano, desmontou o Estado brasileiro, cortou investimentos em tecnologia e na agricultura, desmantelou o Ministério do Trabalho e colocou o Brasil à margem de outra nações.
Veja o episódio na íntegra:
Ida à Guiana
Lula ainda prometeu reduzir as viagens internacionais para se dedicar, em 2024, a percorrer o Brasil. Um de seus destinos o ano que vem será a Guiana, país que está em um impasse diplomático com a Venezuela.
“O ano que vem eu tenho duas viagens que eu quero fazer: uma é para uma reunião da União Africana, dos 54 países da África, que vai ser em Addis Abeba, na Etiópia. E a outra é na Guiana, uma reunião dos países do Caricom. Essas eu quero participar porque coisa que eu tenho interesse de falar sobre democracia, sobre sistema ONU, sobre financiamento. O restante dos 365 dias se preparem porque eu vou percorrer o Brasil”.
Fonte: pt.org.br