Governador apresenta à secretária do Ministério da Saúde projeto Saúde Digital
O Programa Piauí Saúde Digital será apresentado nesta quarta-feira (26), em Piripiri, para a secretária de Informação e Saúde Digital do Ministério da Saúde, Ana Estela Haddad. O programa é responsável por zerar a fila de consultas nas áreas de pediatria, dermatologia, psicologia, cardiologia e nutrição no município.
O principal objetivo do Piauí Saúde Digital é superar barreiras socioeconômicas, culturais e geográficas para melhorar e ampliar a rede de serviços de saúde, sobretudo da atenção primária, fortalecendo as redes de atenção à saúde do Sistema Único de Saúde (SUS).
O serviço conta com consultas e diagnósticos de forma online, estando presente nas 31 Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município, no Hospital Regional Chagas Rodrigues, no Centro de Saúde Indígena e no Centro de Imagens (CIM) Dr. Adauto Coelho de Resende.
No município, a secretária Ana Estela Haddad visita, incialmente, a UBS 13 – Matadouro, que conta com consultas com clínico geral por telemedicina e execução de eletrocardiograma com telelaudo, de segunda a sexta-feira, de 7h às 17h.
A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) realizou, nesta terça-feira(25), a primeira edição do “Gestão que Transforma”, o maior Encontro de Gestores Educacionais do Piauí, que aconteceu no Centro de Convenções de Teresina, com a presença do governador Rafael Fonteles.
O encontro foi planejado para reunir todos os gestores escolares da Rede Estadual, gerentes regionais e supervisores municipais e promover a troca de experiências de gestão e práticas pedagógicas.
“Foram 1.100 profissionais da Rede Estadual presentes no evento que teve como foco a liderança do gestor escolar e como isso impacta, positivamente, na aprendizagem dos estudantes e nos resultados educacionais”, detalhou o secretário da Educação, Washington Bandeira.
Veja a fala do governador Rafael Fonteles:
Durante o encontro foi assinado o decreto que criará o Banco de Gestores Escolares, uma seleção interna para formação de cadastro de reserva para escolha dos gestores e coordenadores pedagógicos das escolas da Rede Pública Estadual, além do lançamento do Programa Mais Formação.
Programação
Ao longo do evento, o secretário e os superintendentes da Seduc conduziram os “Painéis de boas práticas de gestão” que têm como objetivo dividir experiências e práticas que fizeram a diferença na aprendizagem dos estudantes da Rede Pública Estadual. “A partir desses exemplos, traçaremos as diretrizes do que esperamos dos gestores das escolas da nossa Rede e que ações podem ser adotadas para que tenhamos uma aprendizagem de excelência”, acrescenta Washington Bandeira.
A programação incluiu ainda as palestras “Gestão que transforma: Diretores fazem a diferença?”, ministrada pelo professor e doutor José Francisco Soares, professor emérito da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e ex-presidente do Inep; “Gestão voltada para resultado: como conseguimos o resultado 9.5 no Ideb”, com professor Amaral Barbosa de Lima, que por 15 anos dirigiu a escola Miguel Antônio Lemos e foi secretário municipal de Educação, no município de Pedra Branca, no Ceará.
Fonte: CCOM