Empresas devem seguir todos os protocolos, em reabertura do comércio
Nessa segunda (20) foi dada continuidade às fases de retomada das atividades econômicas em Teresina. Nessa fase, estão autorizados funcionar os setores de concessionárias, vendas de peças e automotivo, utilizando o sistema de delivery ou drive-thru.
Cada setor autorizado a funcionar deve seguir os protocolos de segurança específicos para sua atividade, estabelecidos pela União, Governo do Estado e pela Prefeitura de Teresina. Protocolos essenciais como a redução de trabalhadores, carga horária reduzida, uso da máscara e testagem dos funcionários, além de outras regras presentes nos protocolos voltadas tanto para trabalhadores, como para os clientes.
A Vigilância Sanitária fez um alerta que os estabelecimentos devem priorizar as medidas higiênicas e sanitárias incentivando a mudança de comportamento de trabalhadores e clientes. Caso seja necessário utilizar alguns dos serviços que estão em funcionamento, a população deve evitar cumprimentar as pessoas com apertos de mãos, abraços, beijos ou outro tipo de contato físico; evitar tocar a boca, nariz e rosto com as mãos; ficar em casa sempre que possível e utilizar os serviços online e delivery.
“A reabertura não significa dizer que a Prefeitura de Teresina está “liberando geral”. Estamos fazendo esse processo de forma planejada, lenta e gradual, e tudo está sendo estudado para que a vida das pessoas não seja colocada em risco. O vírus ainda existe, não temos vacina e as medidas de prevenção precisam ser respeitadas. Estamos voltando aos poucos as atividades e sabemos que precisaremos conviver ainda por muito tempo com o risco da doença. Desse modo, precisamos estar unidos nessa batalha pela vida”, alertou o prefeito Firmino Filho.
As empresas que já estão funcionando, seguem sendo fiscalizadas por técnicos das Vigilâncias Sanitárias Municipal e Estadual, que estão dando orientações acerca das medidas de segurança. Para viabilizar a fiscalização, todas as empresas devem se cadastrar no programa PRO Piauí, no endereço eletrônico www.propiaui.pi.gov.br, onde responderão a um questionário e poderão enviar fotos das evidências solicitadas.
Para mais informações ou para denúncias de empresas que não estão cumprindo os protocolos, a Prefeitura de Teresina dispõe de um canal com a população por meio do aplicativo Colab. Além do aplicativo, a Vigilância Sanitária dispõe dos telefones de contato 3215-9102 ou 3215-9115.
Fonte: pensarpiaui.com