PT inova comunicação do partido e lança canal de TV via satélite
O secretário Nacional de Comunicação do PT e deputado federal, Jilmar Tatto (SP), explicou ao Jornal PT Brasil, nesta quinta-feira (17), como funciona a PTSAT, TV via satélite digital sintonizada no canal 1313, lançada na semana passada pelo partido.
A iniciativa, inédita, e em fase de teste, transmite jornal diário, discursos do presidente Lula, documentários e conteúdo de formação política. A estimativa é que até o fim de 2023, o país conte com 7 milhões de aparelhos ligados, alcançando 7 milhões de famílias.
“Está crescendo muito essas antenas e esse aparelhinho que a gente chama de Banda K.U. Tem uma estimativa que até o final do ano são 7 milhões de aparelhos ligados, aparelhos de tv públicos e 7 milhões de pessoas, individuais, de famílias”, explicou Tatto.
“Tem crescido muito, isso está dentro de um cronograma, de um processo de a gente aperfeiçoar cada vez mais a nossa comunicação. Nós vimos essa oportunidade de que qualquer pessoa física ou jurídica poderia entrar com uma assinatura, que alugasse um satélite, através da Embratel. Foi uma surpresa porque nenhum partido até então tinha feito esse pedido”, ponderou o deputado.
Programação 24 horas
Tatto também anunciou que a PTSAT conta com programação 24 horas por dia com conexão via web e tv. Os acontecimentos da Câmara dos Deputados e Senado Federal como as CPIs, por exemplo, serão retransmitidos na PTSAT, destacou o deputado. “Para usar esse tempo de 24 horas além dos programas ao vivo, debates, vamos transmitir as falas do presidente Lula, as inaugurações, as ações do governo federal, transmitir o que está acontecendo na Câmara e no Senado, principalmente as CPIs, mas também falas dos nossos deputados e senadores”, adiantou.
Doação de aparelhos
Beneficiários do Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) podem receber doações de aparelhos de antenas digitais por meio do Ministério do Desenvolvimento Social, de acordo com Tatto. Ele ressalta que a vantagem do aparelho digital é que não precisa de internet e há uma expectativa de alcançar 50 milhões de pessoas nos próximos cinco anos.
“Tem uma análise que nos próximos cinco anos nós podemos ter em torno de 50 milhões de pessoas tendo acesso a essa banda, a esse satélite. Então, nós somos visionários, no sentido de estar preparando pra isso e ter essa programação”, observou.
“E a vantagem de ter esse aparelho, de via satélite, é que não precisa de internet, não precisa de assinatura. Internet é cara. Então, as pessoas vão ter acesso não só a esse canais do PT, 1313, mas a muitos canais, comerciais, inclusive, canais públicos. Por isso, chegou em boa hora”, celebrou Tatto.
Concessão de TV aberta
No dia 6 de junho deste ano, a presidenta do PT Nacional, Gleisi Hoffmann, e Tatto, na condição de secretário Nacional de Comunicação, protocolaram um ofício no Ministério das Comunicações, solicitando a disponibilização de uma concessão de TV aberta ao partido. O pedido segue à espera de autorização.
“Estou muito otimista com relação à concessão. Mas, agora, é concentrar as energias no PTSAT e fazer acontecer e aumentar a audiência. E por que não fazer uma grande campanha de comprar um aparelhinho e instalar a antena, que é uma antena 300 reais e aí qualquer militante do PT, entidade, pode assistir à programação do PT 24 horas?”
Por que TV via satélite digital?
A Banda K.U. irá substituir o sistema atual (TVRO). O Brasil está passando por um processo que substituirá o atual sistema de transmissão (TVRO) para a transmissão digital (Banda K.U.). De acordo com a Anatel, essa transição estará completa e deverá alcançar 50 milhões de pessoas.“Hoje o público potencial é de 3 milhões de famílias, mas é um mercado que vai crescer muito daqui para frente, alcançando em especial o interior do país”, completou Tatto.
Ouça o boletim da Rádio PT sobre a PTSAT:
Fonte: pt.org.br