Memorial da covid-19 é anunciado pela ministra da Saúde

 Memorial da covid-19 é anunciado pela ministra da Saúde

A ministra da Saúde, Nísia Trindade, anunciou nesta terça-feira (25) que sua pasta e o governo federal farão um memorial para que a covid-19 e a postura “desastrosa do governo passado” em relação à pandemia não sejam esquecidas.

O anúncio foi feito durante sua palestra no Congresso da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, em Curitiba.

“Não podemos esquecer esse tempo. Não que nós não consigamos ver que estamos em um outro momento, em uma outra situação. Não é isso. Mas, não só a pandemia, mas a forma como o Brasil abordou, a política de governo absolutamente desastrosa, que nos levou a 700 mil vidas perdidas, não pode ser esquecida”, disse Nísia.

De acordo com a ministra, o memorial será feito onde hoje se localiza o Centro Cultural do Ministério da Saúde, no Rio de Janeiro. “É hora de ocupá-lo com uma reflexão importante”, afirmou.

Nísia defendeu que a crise sanitária revelou muitos problemas já presentes na sociedade e apontou medidas “abomináveis” na gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

“Em muitos momentos tivemos a sensação de estar vivendo uma completa distopia, uma espécie de ‘Conto da Aia’. Nós não nos libertamos destas ameaças e isso é uma reflexão importante. Há muito o que fazer para consolidar uma visão democrática da sociedade”, declarou.

A ministra falou ainda do impacto da covid-19 sobre a região Amazônica, nomeando como “genocídio” a situação vivida neste território.

“Nós não podemos esquecer. Não só em respeito aos que se foram e às pessoas em luto, que a gente não tem como reparar. Mas, também porque é um trauma para a sociedade como um todo. Ou ao menos para a parte da sociedade que viveu assim. Porque uma parte da sociedade nega que o problema existiu. Por isso não podemos esquecer. Não no sentido do ressentimento, mas no sentido da superação e do avanço”, concluiu.

Fonte: pensarpiaui.com

Compartilhe