“IVA”. O novo imposto do país

 “IVA”. O novo imposto do país

A questão mais polêmica em torno da reforma tributária é o IVA (Imposto sobre Valor Agregado). Nada mais é do que a unificação de vários impostos. Já existe em 174 países do mundo. O Brasil é um dos poucos países que ainda não tem.

A implementação do IVA permitirá uma transparência maior no processo que envolve a tributação no Brasil, pois cada etapa da cadeia de produção pagará o imposto referente ao valor que adicionou ao produto ou serviço.

O IVA deve ser aprovado ainda no primeiro semestre deste ano e irá impactar diretamente a economia do país, não só para os contribuintes, mas para as três esferas de governos, municipal, estadual e federal.

Reorganização do sistema tributário

O IVA irá concentrar o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), o Programa de Integração Social (PIS), a Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins), o Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços (ICMS) e o Imposto Sobre Serviços (ISS).

Também será necessário reformular a forma de distribuição do que foi recolhido entre os entes da federação. O IPVA deverá facilitar a fiscalização reduzindo o litígio de CPFs CNPJs com o Fisco.

A taxa do IPVA no Brasil

Segundo Bernard Appy, secretário extraordinário do Ministério da Fazenda para reforma tributária, a taxação no país deverá ser de 25%, um dos mais altos do mundo. Mas ainda segundo ele, esse percentual pode ser reajustado.

Fonte: pensarpiaui.com

Compartilhe