Lula diz que PIB deve crescer mais de 2,5% em 2023
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que o governo federal prevê que a economia brasileira vai crescer mais de 2% este ano. O petista também disse que, caso tal cenário aconteça, o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro poderá ficar acima de 2,5%. Os comentários de Lula ocorreram durante entrevista para rádios de Goiás nesta quinta (15).
A previsão para o cenário econômico do Brasil foi citada pelo petista após ele lembrar que na viagem a Hiroshima, no Japão. Enquanto discutia a política econômica com o G7, conversou com Kristalina Georgieva, diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), que fazia uma previsão de crescimento de 0,9% do PIB para Brasil.
“Eu disse para ela que eu queria encontrar com ela no final do ano, porque eu vou no final do ano para a Índia numa reunião do G20. Eu quero no final do ano provar para ela que ela estava errada com relação ao PIB brasileiro. Vamos crescer mais que 0,9%. Vamos crescer acima de 2%, 2,5% e, se acontecer o que estou pensando, a gente pode até crescer um pouco mais”, afirmou Lula na entrevista.
O presidente também voltou a criticar a atual taxa de juros (SELIC) que é empregada pelo Banco Central no comando de Campos Neto, atual presidente da instituição.
Para o petista, não há cabimento para a taxa ser mantida em padrões tão elevados em meio ao endividamento da população. Lula citou que na última quarta-feira (14), quando se reuniu com varejistas no Palácio do Planalto, houve “muita crítica” a taxa de juros:
“Não tem explicação nesse país a taxa de juros a 13,25% com inflação a 4,5%. Não tem nenhum sentido, nenhuma explicação. Não temos inflação de demanda, o povo não está comprando. Temos 72% da população brasileira endividada”.
Diversos bancos revisaram a projeção do PIB para o país após a divulgação de crescimento de 1,9% da economia no primeiro trimestre. Analistas de mercado estimam avanço de 1,84% neste ano, segundo a última edição do boletim Focus. Na semana passada, a previsão era de expansão de 1,68%. As políticas aplicadas no terceiro mandato de Lula parecem melhorar cada vez mais as projeções.
Fonte: pensarpiaui.com