Francisco Limma discursa em homenagem aos 100 anos de Paulo Freire

 Francisco Limma discursa em homenagem aos 100 anos de Paulo Freire

O deputado Francisco Limma(PT) ocupou a tribuna na sessão desta quarta-feira(22) para homenagear o educador Paulo Freire pelo transcurso dos 100 anos do seu nascimento, ocorrido no dia 19 de setembro de 1021, em Recife (PE). Limma afirmou que o mestre Paulo Freire é reconhecido como o maior educador do Brasil e o mais admirado em todo o mundo.

Francisco Limma disse que o livro “A Pedagogia do Oprimido”, a obra mais conhecida de Paulo Freire, foi publicada em mais de 20 idiomas e que ele contribuiu para reduzir o analfabetismo no Brasil através do seu método de ensino. “Paulo Freire foi animador e um reanimador daquelas pessoas que não tiveram a oportunidade de ler e escrever”.

O parlamentar do PT afirmou que Paulo Freire promoveu a alfabetização de 300 pessoas em apenas 45 dias ao realizar o experimento do seu método em Angico, no Rio Grande do Norte, e que ele foi o brasileiro que mais recebeu títulos de Doutor Honoris Causa, no total de 29, dados por universidades de todo o país.

CRÍTICAS – Francisco Limma lembrou que Paulo Freire dizia que a educação pode ser instrumento de transformação política e que ele é criticado injustamente pelos políticos de direita, como o presidente Jair Bolsonaro e um ex-ministro da Educação que quis tirar um mural em homenagem ao educador existente em Brasília.

Segundo o orador, o presidente de honra do Instituto Paulo Freire, Moacir Gadotti, disse que o educador tem sido vítima de críticas de conservadores porque defendia uma escola democrática e uma educação pública e libertadora.

“As idéias de Paulo Freire continuam válidas até hoje e os que negam tudo não têm competência para defender o que Paulo Freire defendia”, declarou Francisco Limma, assinalando que o educador combatia o neoliberalismo e dizia que só a educação pode transformar as pessoas.

DEFESA – No início do seu discurso, o parlamentar petista defendeu o governador Wellington Dias dos que o acusam de fazer política durante a sua administração, citando o dramaturgo Berthold Brechet que criticava o ignorante político por não entender que tudo depende das decisões políticas, incluindo os preços dos alimentos.

Francisco Limma afirmou que o governador é um ser político que precisa tomar decisões com base nas prioridades políticas, como fez o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em seu Governo ao criar vários programas que beneficiaram a população, como o Luz para Todos e o Minha Casa Minha Vida.

Fonte: Alepi

Compartilhe