Inclusão: aluno autista da rede estadual conquista vaga no ensino superior

 Inclusão: aluno autista da rede estadual conquista vaga no ensino superior

Dante é um aluno especial e começou a vida escolar na rede privada de ensino, onde cursou até o 5º ano do ensino fundamental. Após isso, ele passou a integrar a rede pública de ensino e, em 2018, ele foi matriculado na U. E. Profª Lourdes Rebelo, no bairro de Fátima, zona leste de Teresina. “Dante era um querido na escola, onde todos o respeitavam, acolhiam e acreditaram nele”, relatou a mãe do jovem.

Ela ainda contou que as dificuldades sempre existiram, mas na escola pública recebeu o apoio de profissionais que fizeram a diferença. “Em 2018, eu fiz a matrícula dele on-line no Lourdes e nos primeiros dias a coordenadora de Educação Especial me recebeu e me pediu que ficasse para acompanhar a rotina da escola”, disse Sheila. “Em 2020 veio a pandemia e ele passou a estudar pela internet, mas sempre com o auxílio das professoras Geovana, Kelly, Ana Célia, Margarida, Cláudia e todos os outros acompanhando ele, enquanto eu ajudava em casa também”, explica a mãe de Dante.

A inclusão promovida pela U. E. Lourdes Rebelo foi quesito determinante para a conquista e a mãe frisa muito bem isso. “Alunos de escola pública são alunos acolhedores. Eu senti a diferença quando ele saiu do particular para o público. As crianças são mais acolhedoras, mais amigas”, disse Silva.

U. E. Profª Lourdes Rebelo

Localizada na Rua Angélica, bairro de Fátima, em Teresina, a escola possui 793 estudantes matriculados no ensino médio regular, tem um Ideb de 4,0 e integra a 20º Gerência Regional. A escola também oferta Atendimento Especializado Educacional (AEE) para dar assistência conforme a necessidade de cada estudante. Neste ano, mais uma vez, acumula aprovações de jovens em vestibulares.

Fonte: pi.gov.br

Compartilhe