PT Solidário arrecada mais de 100 toneladas de alimentos
Pela primeira vez em 17 anos, mais da metade da população brasileira não tem certeza se haverá comida suficiente em casa no dia seguinte, precisou diminuir a qualidade e a quantidade do consumo de alimentos ou até passou fome. De acordo com pesquisa divulgada pela Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Rede Penssan), 116,8 milhões de pessoas estão em situação de insegurança alimentar no país.
A fome havia sido superada em 2013 pelo Brasil, quando a Organização das Nações Unidas (ONU) retirou o país do Mapa da Fome, graças à política nacional de segurança alimentar implementada em 2003 pelo presidente Lula.
Após o golpe, que tirou a presidenta Dilma Rousseff da Presidência da República, a falta de alimentos voltou a assolar a população, situação que se agrava com o descaso do governo Bolsonaro no enfrentamento à pandemia, com políticas neoliberais e o fim do auxílio emergencial de R$ 600.
A campanha PT Solidário lançou uma mobilização para arrecadar alimentos em todo os Estados do país. A ação é permanente e a primeira leva de doações acontecerá no dia 17 de abril (sábado), no Dia Internacional da Luta Camponesa, dia de memória e resistência do Massacre de Eldorado dos Carajás.
Todos os militantes, dirigentes nacionais, estaduais e municipais do Partido dos Trabalhadores (PT) podem contribuir com a campanha. É extremamente importante que a militância de todo o país se engaje nessa ação para arrecadar alimentos e abastecer os lares onde falta o básico da sobrevivência humana.
Diretórios estaduais
Os diretórios estaduais podem contribuir com a mobilização e organização nos municípios mapeando os pontos de coletas no estado e enviando a lista de endereços para o email ptsolidario@pt.org.br
É momento de potencializar também a campanha nas redes sociais, envolver vereadores(as), prefeitos(as), deputados(as) estaduais e governadores(as), além de organizar ações em todo o estado no dia 17 de abril com cobertura nas redes sociais.
Diretórios municipais
Nos municípios, os diretórios têm a função de organizar os locais de coleta de doação de alimentos, de contatar campanhas que já existem, organizadas por movimentos sociais, e de buscar, indicar e sugerir a coleta e compra de alimentos da Reforma Agrária.
Além disso, estão responsáveis pela organização de ações de doação para a população em vulnerabilidade. Sugerimos ocupações urbanas e rurais, mulheres em vulnerabilidade social, quilombolas, indígenas, população em situação de rua e LGBTQI+.
Divulgação
Vídeos e fotos das ações municipais, nos pontos de coleta podem ser enviados para o email ptsolidario@pt.org.br para divulgação. O objetivo é fazer uma ampla mobilização das redes petistas para a campanha #PTSolidario, com o envolvimento das redes estaduais e municipais, das lideranças e mandatos.
Calendário
Veja o calendário de organização da campanha
- Segunda, 12 de abril: reunião com Diretórios Estaduais, orientações para Secretarias de Assuntos Institucionais, Secretarias de Comunicação e Diretórios Estaduais.
- Terça, 13 de abril: Divulgação de pontos de coleta de alimentos, contas para depósito e ampla campanha de redes.
- 14 a 16 de abril: Cobertura nas redes de pontos de coleta, campanhas locais e organização para distribuição.
- 17 de abril: Ação de distribuição e ampla cobertura nas redes do PT
- 18 de abril: balanço para continuidade da campanha
Fonte: pt.org.br