Coronavac apresenta até 73,8% de eficiência após segunda dose, aponta estudo do HC
Um estudo do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-FMUSP) apontou que o imunizante Coronavac, fabricado pelo Instituto Butantan com os insumos desenvolvidos pelo laboratório chinês Sinovac Biotech, teve eficiência de até 73,8% da vacina contra a Covid-19. Os testes foram feitos em mais de 20 mil profissionais de saúde do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-FMUSP).
De acordo com o estudo, a eficiência da Coronavac contra o coronavírus é de 50,7% duas semanas após a aplicação da segunda dose, e 73,8% a partir de cinco semanas depois de os profissionais terem sido imunizados. A informação foi publicada pela CNN Brasil.
“Nesse estudo, falamos em efetividade da vacina porque é uma aplicação na vida real, diferente do que é realizado nos ensaios clínicos, que avaliam a eficácia em condições específicas e consideradas ideais. Esse estudo com os funcionários do HC, que vacinou um número grande de pessoas, é fundamental porque corrobora os resultados obtidos nos estudos clínicos do Butantan”, afirmou Anna Sara Levin, chefe da Divisão de Moléstias Infecciosas e Parasitárias do HCFMUSP.
Fonte: Brasil247