PT reúne lideranças do nordeste para debater conjuntura e organização
Segundo a Secretaria Nacional de Organização do PT, a primeira etapa dos Seminários Regionais, realizada no dia 27 de fevereiro e que abrangeu as regiões Norte e Centro Oeste, contou com a presença de mais de 200 participantes, entre parlamentares, membros das Executivas Estaduais e dirigentes dos setoriais.
O objetivo central dos Seminários Regionais é pensar a ação partidária de maneira regionalizada, buscando estreitar a relação entre as instâncias nacional e estaduais, considerando as diferentes identidades socioeconômicas, culturais e territoriais. Também são organizados grupos de discussão envolvendo o público alvo de cada seminário, criando um espaço permanente de integração regional.
A expectativa da direção nacional do PT com a realização dos Seminários Regionais é a de “criar um espaço de escuta para identificar e entender as dificuldades e especificidades locais e refletir coletivamente sobre as soluções, pautas e ações específicas, que possam dialogar melhor com a realidade de cada região”, conforme o texto de abertura da convocatória para as direções estaduais.
Participam do seminário os membros do Diretório Nacional filiados na região, membros das Comissões Executivas Estaduais, secretários/as setoriais e Estaduais (com assento na CEE) e governadores/a, senadores, deputados/as federais e estaduais.
Programação do Seminário Região Nordeste
Na parte da manhã do Seminário, a presidenta nacional do PT, Gleisi Hoffmann, e o ex-ministro de Educação e presidente do Conselho Curador da Fundação Perseu Abramo, Fernando Haddad, participaram da mesa sobre Conjuntura, onde será abordado o Plano de Reconstrução e Transformação do Brasil e a preparação do PT para as eleições de 2022. Também haverá intervenções dos governadores petistas dos estados da região para debater a conjuntura. A mesa será coordenada pelo secretário geral do PT, deputado Paulo Teixeira (PT-SP).
Durante o debate, os presidentes estaduais também farão intervenções a respeito do cenário político de cada estado das regiões com avaliação de governos e também sobre as possíveis candidaturas do partido ao governo e Senado, apoios e construção das chapas proporcionais para 2022.
À tarde, o vice-presidente nacional do PT, Márcio Macedo, apresenta o formulário de acompanhamento eleitoral e Candidate-se 2022.
Já a mesa sobre Organização Partidária – Inovação e ação partidária nos territórios e preparação dos Encontros das Secretarias, dos Setoriais e do Congresso da Juventude, contará com a participação de Sonia Braga, secretária nacional de Organização; Vera Lúcia, secretária de Movimentos Populares; Maria do Rosário, secretaria nacional de Formação; Joaquim Soriano, secretário nacional de Assuntos Institucionais e de Gilberto Carvalho, diretor da Escola de Formação.
Da Redação, com SORG/PT