Conselho de Arquitetura pede uma Teresina mais humana e desenvolvida
O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Piauí (CAU/PI) iniciou na última terça-feira (20), uma sabatina com os candidatos à Prefeitura de Teresina. Todos os candidatos foram convidados a participar (veja a ordem e o calendário das entrevistas no final do texto).
Além da entrevista, o Conselho entregará aos candidatos um documento com reivindicações na área da arquitetura e urbanismo, que orienta colocar as pessoas no centro das políticas, programas e projetos urbanos de curto, médio e longo prazos, priorizando o bem estar social, em busca ao pleno atendimento ao saneamento ambiental, moradia digna e educação cidadã para todos.
O documento, chamado de Carta aos Candidatos, tem proposições de ações relacionadas com arquitetura e saúde, cidades sustentáveis, governança e financiamento, paisagem e patrimônio histórico, mobilidade urbana, acessibilidade, inclusão social, entre outros pontos. Na carta, o CAU/PI pede que os candidatos se comprometam para que em caso de vitória nas eleições, “planejem as políticas urbanas de forma transversal, inclusiva e integrada, mediante programas de Estado que sejam independentes de interesses eleitoreiros e momentâneos e que possam ser implementados por estruturas de gestão com continuidade temporal”, pontua trecho da carta.
O CAU/PI defende também a necessidade de “viabilizar o financiamento contínuo das políticas urbanas, com recursos de diversas fontes, incluindo-as como prioridade nos planos anuais e plurianuais e que o Município busque e garanta a participação popular nos processos decisórios, por meio do fortalecimento dos Conselhos Municipais e da representatividade e equidade de seus membros, refletindo a maioria feminina nas lideranças comunitárias”, conclui o texto.
No ato da entrega das cartas aos candidatos, o presidente do CAU/PI, Wellington Camarço, também conversará por meio de live no Instagram (@caupiaui) com os candidatos, onde arquitetos e urbanistas poderão enviar perguntas sobre gestão municipal e planejamento urbano a serem feitas aos candidatos.
Fonte: Pensar Piauí