Governo do Estado e CUT planejam calendário de pagamento para 2021
O governador Wellington Dias deve discutir com seus secretários uma nova mudança no calendário de pagamento dos servidores públicos estaduais para 2021. A reivindicação dos trabalhadores é que o pagamento ocorra até o dia 10, cumprindo a expectativa do 5º dia útil. Neste ano, o calendário foi estendido e há faixas que só recebem depois do dia 15.
A reunião aconteceu na tarde dessa segunda-feira (12), com o deputado estadual e líder do Governo na Assembleia Legislativa, Francisco Costa, e com o presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Paulo Bezerra.
O secretário da Fazenda, Rafael Fonteles, já havia dito que o governo estudava essa hipótese.
Além da antecipação do salário, foi discutido também um cronograma para promoções dos servidores públicos, que devem ser implementadas condicionadas à parte financeira. As reivindicações ocorreram depois que o Piauí deixou o limite prudencial da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).
“Com esta boa nova (saída do limite prudencial), a exemplo do 13º salário pago antecipadamente, eles apresentaram reivindicação para que os servidores tenham, em 2021, uma tabela de pagamento sendo paga até o dia 10 de cada mês, cumprindo a expectativa do 5º útil. Então vou tratar aqui com as secretarias de Fazenda, Administração, Governo e Planejamento para analisar este pleito com todo carinho”, disse o governador.
No mês em que é comemorado o Dia do Servidor Público, a pauta visa a valorização dos servidores que fazem o Estado funcionar e é uma solicitação da Central Única dos Trabalhadores, que na reunião estava representando várias categorias.
O deputado Francisco Costa, que representou a Assembleia Legislativa, destacou que o governador está empenhado e falou de algumas possibilidades e planejamento para antecipação do calendário da folha de pagamento em 2021.
“É uma preocupação do governador, que mesmo em momento de crise e dificuldade, mas mediante esforço e planejamento da equipe econômica, será possível alcançar essa meta e efetivar um novo cronograma de pagamento o mais breve possível, valorizando assim a todos os trabalhadores e servidores público do estado do Piauí”, disse o deputado Francisco Costa.
Participaram da reunião a vice-governadora Regina Sousa, o secretário de Governo, Osmar Júnior, e a superintendente de Relação Social do Governo, Núbia Lopes.
Fonte: Pensar Piauí