Projeto realiza encontros virtuais para debater educação inclusiva e aulas remotas
Segundo a professora Rosa Maria Borges, do curso de Pedagogia e coordenadora do projeto “Encontros virtuais sobre educação inclusiva e ensino remoto em tempos de pandemia da Covid-19”, a iniciativa é direcionada a professores do Atendimento Educacional Especializado, docentes da sala de aula comum e cuidadores que atendem alunos com deficiência. “Também direcionei a proposta para coordenadores e diretores das escolas inclusivas, pois a inclusão é responsabilidade de todos”, completou a pedagoga.
A programação do projeto começou a ser executada no início do mês de setembro. Desde então, os encontros continuam sendo realizados, aos sábados, por meio da plataforma Google Meet e WhatsApp, sendo restrita a 92 participantes inscritos. A próxima live do grupo será neste sábado (3) e a professora Mara de Souza estará ministrando uma palestra sobre “Acolhimento e Afetividade no Atendimento Educacional Especializado”.
“Os professores têm enfrentado muitas dificuldades nesses tempos de pandemia – contexto que os levou a terem de se adaptar repentinamente às novas demandas docentes. Tais dificuldades são acentuadas quando o trabalho realizado na modalidade educação especial requer dos profissionais da educação e demais sujeitos envolvidos, um maior preparo no que diz respeito à utilização de metodologias e recursos didáticos mais específicos que favoreçam a inclusão social no processo ensino-aprendizagem. Esperamos, assim, estarmos contribuindo para a ampliação de conhecimentos imprescindíveis diante desta situação emergencial que tanto têm nos afetado”, enfatizou a professora.
A estudante do 8° bloco do curso de Pedagogia e também colaboradora na ação, Marindalla Carvalho, desenvolve o trabalho de conclusão de curso com base na temática da educação inclusiva. “São temas de extrema relevância, acredito que partilhar os conhecimentos de todos os envolvidos com a educação especial é uma forma de ajudarmos uns aos outros nesse momento”, destacou a aluna.
Eduarda dos Santos é outra aluna colaboradora do projeto. Ela também enfatiza que está absorvendo bastante conhecimento por meio da iniciativa. “O projeto está sendo bastante enriquecedor para os meus conhecimentos e acredito que, para todos que estão participando, está contribuindo muito para o aprendizado nessa área tão importante e necessária. Temos aprendido muito, com relatos de experiências e ideias”, contou a estudante.
No encerramento da proposta, os participantes apresentarão um relato detalhado sobre o conhecimento e saberes adquiridos com o projeto.
Fonte: CCOM