Iaspi amplia atendimentos eletrônicos para comodidade dos segurados

Com o serviço de telemedicina já disponível em 20 especialidades e cerca de 30% do corpo técnico da rede credenciada já habilitada para atendimento nessa modalidade, o Instituto de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos do Estado do Piauí (Iaspi) passa também a priorizar a transferência dos serviços presenciais para o atendimento eletrônico.

O instituto já faz análise de exames complementares pelo Iaspi Saúde, exames de urgência pelo sistema e incluiu, desde o mês passado, o processo de regulação eletrônica para exames de pesquisa da Covid-19 e D Dímero. A medida faz com que não haja mais a necessidade do atendimento presencial.

O instituto avança com o atendimento remoto, mas mantém o atendimento presencial, o agendamento. Na realidade, foram estabelecidas duas formas de atendimento pelo Iaspi Saúde, tanto de forma remota, atendendo à legislação da teleconsulta, como o atendimento presencial.

“As duas formas de atendimento vão funcionar de forma híbrida, as duas estão permitidas ao mesmo tempo e vai ficar a critério do médico e do paciente, dependendo dos sintomas, do momento e da patologia em que se busca atendimento, a escolha, se é necessário o atendimento presencial ou se é possível ajudar de forma remota”, explica Daniele Aita, diretora-geral do Iaspi.

Nos casos dos serviços oferecidos de forma eletrônica, a orientação é que toda e qualquer solicitação feita deve ser realizada pelo sistema próprio do Iaspi Saúde, que assim será analisada e validada de forma eletrônica, evitando a necessidade do paciente ou algum familiar do segurado ter que ir ao instituto para solicitar esse exame.

“Boa parte dos serviços estão em migração para o atendimento eletrônico. Apenas 30% das demandas que chegam ao Iaspi necessitam de atendimento presencial, mas o segurado ainda precisa ter melhor e maior consciência dessa realidade e usar bem esse sistema pedindo, exigindo mesmo do seu médico que não deixe de usar a guia própria do instituto para solicitar exames, por exemplo”, reforça Daniele.

Teleconsulta e presencial

No caso do atendimento por teleconsulta, que já conta com mais de 20 especialidades cadastradas, também é importante que o segurado faça o seu cadastro no portal do usuário, uma vez que assim vai incentivar o seu próprio médico a também fazer o cadastro dele para atendimento remoto.

A ideia é que o médico atenda das duas formas, ficando a critério do profissional e do paciente a escolha de qual modalidade vai usar naquele momento, o que vai depender da especialidade médica, dos sintomas e do momento da patologia que o paciente está, pois algumas vezes é só um retorno ou uma troca de receita.

Pelo menos 30% dos médicos credenciados pelo Iaspi Saúde já estão habilitados para também atenderem de forma remota, mas todos os profissionais já credenciados podem se habilitar pela Central do Prestador para que seja feita uma Certificação Digital, que é exclusiva para a plataforma com a qual o instituto está trabalhando.

A plataforma criada para o Iaspi Saúde, tanto para segurados como para os profissionais médicos, segue estritamente a legislação da telemedicina. Para saber como se cadastrar o profissional deve acessar https://conteudo.soluti.com.br/maida para obter todas as informações ou ligar (2106-8860). O dependente que tenha interesse na teleconsulta deve ligar para o prestador, verificar a disponibilidade do profissional e agendar o teleatendimento. Em seguida, deve acessar o link http://iaspisaude.pi.gov.br/iapepsaude.

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