Alepi aprova requerimento de João de Deus para retomada das aulas
A Assembleia Legislativa aprovou hoje (29), em sessão remota, requerimento do deputado João de Deus (PT) para que seja realizada uma audiência pública no âmbito da Comissão de Saúde, Educação e Cultura com o objetivo de discutir a retomada das atividades, paralisadas desde março quando a pandemia do Covid 19 começou a se alastrar pelo País. Devem ser convidados representantes da Secretaria de Educação, do Conselho Estadual de Estadual de Educação, dos municípios e das escolas públicas e privadas, além do Ministério Público.
Na sessão de hoje também foram aprovados dois requerimentos do deputado Dr. Hélio (PL) pedindo ao Governo do Estado a construção das vias de acesso à ponte Simplício Dias, em Parnaíba, e o alargamento da estrada que liga a cidade de Luís Correia à praia do Coqueiro. Ele também pediu a criação de uma Delegacia de Crimes Ambientais em Parnaíba.
Do deputado Franzé (PT) foi aprovado o pedido a ser encaminhado à Equatorial Energia para que sejam eliminadas as gambiaras em União; e da deputada Flora Izabel (PT) pedindo que o Sebrae e a Secretaria de Agronegócios ofereçam cursos de culinária e empreendedorismo para os interessados em montar bares e restaurantes no trecho da cidade de Batalha até a Cachoeira do Urubu.
A deputada Teresa Britto (PV) pediu à SDU Leste a capina das vias públicas do bairro Santa Bárbara e à SDU Sul melhorias da rua Júlio Arcanjo, no Monte Castelo. O deputado Marden Menezes (PSDB) apresentou quatro requerimentos pedindo uma visita da inspeção no Centro Integrado de Saúde Dr. Eutrópio Monteiro, em Piripiri, para que seja autorizada a sua abertura; a recuperação da Escola João Coelho de Rezende, a reforma do CSU que foi invadido por vândalos e usuários de drogas e a reforma da PI 327, que liga Piripiri a Lagoa do São Francisco.
O deputado João Madison pediu à Agespisa a construção de um reservatório com capacidade para 100 mil litros de água no bairro Cachoeira, em Monsenhor Gil. Na Mesma área, o deputado Coronel Carlos Augusto (PL) pediu que a Agespisa promova a regularização do abastecimento de água no bairro São Francisco, em Uruçuí. O deputado Severo Eulálio solicitou a cessão de uma viatura e o reforço no policiamento ostensivo em Ipiranga. O deputado Gessivaldo Isaias (Republicanos) pediu uma moção de repúdio a ser encaminhada à embaixada de Angola em protesto contra a violência sofrida por membros da Igreja Universal do Reino de Deus naquele País.
Projetos
O Poder Executivo encaminhou duas mensagens promovendo alterações no hino e na bandeira da Polícia Civil e estabelecendo um programa de incentivo ao ambiente produtivo com o uso da tecnologia. O deputado Francisco Limma (PT) pediu que seja denominada de Deputado Assis Carvalho a Unidade de Pronto Atendimento de Oeiras e o estabelecimento de normas sanitárias e ambientais nas escolas do Piauí.
O deputado Gessivaldo Isaias (PL) pretende criar o Banco de Ideias do Legislativo, enquanto o deputado Júlio Arcoverde (Progressistas) quer normatizar as centrais eletrônicas notariais nos cartórios do Piauí. O deputado Henrique Pires (MDB) propôs a concessão do título de cidadão piauiense ao magistrado José Avelar Machado, do Tribunal Regional Federal do Piauí.
Fonte: Alepi