#compartilhe

PT obtém assinaturas para urgência do PL que proíbe cortes nas universidades

PT obteve número suficiente de assinaturas para pedir urgência na votação que pode vetar o corte de 30% nas verbas das universidades.

Publicada em 08/05/2019, 13:58

Full pt6

Bancada do PT na Câmara, puxada pela deputada  Margarida Salomão (PT-MG), conseguiu nesta terça-feira (7) o número suficiente de assinaturas para pedir urgência na votação de um projeto de lei – da deputada  Maria do Rosário (PT-RS) – que pode vetar o corte de 30% nas verbas destinadas à universidades e institutos federais anunciado por Bolsonaro.

Margarida Salomão coordena a Frente Parlamentar pela Valorização das Universidades – posto no qual se sente à vontade, já que foi reitora da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) – e, junto com Rosário, o líder  Paulo Pimenta (PT-RS) e outros parlamentares que atuam nas pautas da educação, conseguiu recolher o número de assinaturas necessárias (257) para protocolar um requerimento de urgência para a votação de um projeto de Lei Complementar (PLP 8/2019) que pode frustrar os planos de Jair Bolsonaro de cortar 30% das verbas destinadas ao ensino superior.

A rapidez com que os apoios ao requerimento de urgência foram conseguidos, segundo as deputadas, é um ótimo indicador. “Isso é uma vitória para a luta que mostra o clima do Parlamento! Nós deliberamos isso na reunião da Frente Parlamenta [que acabou por volta das 13h] e agora à noite já conseguimos o número suficiente de assinaturas para transformar essa resolução em realidade”, comemorou a parlamentar mineira.

Lei de Responsabilidade Fiscal

“A ideia é colocarmos na Lei de Responsabilidade Fiscal as áreas que não poderão sofrer contingenciamento e nisso entrarão os institutos federais e as universidades brasileiras”, explicou Maria do Rosário, que também informou a intenção de alguns parlamentares de apresentar emenda à proposta para incluir a educação básica entre os setores livres de contingenciamento orçamentário.

Leia a íntegra da proposta

Por PT na Câmara

 

Fonte: pt.org.br


Veja mais

Thumb pt8

“Vamos voltar a uma época que não tinha nem giz”, diz ex-reitor da UF


Thumb pt4

Mobilização

Centrais sindicais vão reforçar protesto do dia 30 convocada pela UNE


Thumb min jus macciv

Marco Civil

Governo abre consulta pública sobre Marco Civil


Thumb prouni lista

PróUni

Brasil registra menor índice de desemprego da história


Thumb mst

Mais Reforma Agrária e fim da criminalização do MST


Thumb geisa3

Disciplina

Unicamp se junta a UnB e também cria disciplina sobre o Golpe


Thumb plen%c3%a1rio

Discurso

Regina Sousa homenageia a Academia Piauiense de Letras


Thumb professores2

Educação

Piauienses propõem a criação do Conselho Federal de Docência


Thumb 27383257359 a90acaf074 z

Educação

Senado aprova projeto que cria a Universidade Federal do Delta do Parnaíba


Thumb pt4

Legado PT

Há 14 anos Lula sancionava a lei do Prouni


Thumb discurso 16.05.19   foto gabriel paiva..

Discurso

Deputado Merlong critica gestão do MEC