#compartilhe

Semana da Consciência Negra tem atos por todo o Brasil

Valorização da cultura negra e da luta contra o racismo e por igualdade é celebrada neste dia 20 de novembro, com atos ao longo da semana

Publicada em 20/11/2018, 13:24

Full pt2

O Dia da Consciência Negra é celebrado todo 20 de novembro, em homenagem a data em que morreu Zumbi dos Palmares, que liderou uma das mais importantes resistências contra a escravidão no Brasil. Mais do que lembrar a memória de Zumbi, a data oficializada por Dilma Rousseff em 2011 é um momento de valorização da cultura negra e dos séculos de luta contra o racismo, que até hoje perdura no Brasil.

Ao longo da semana, acontecem manifestações em todo o país, com atos políticos, eventos culturais e debates. Em São Paulo, a XV Marcha da Consciência Negra acontece a partir das 13h no vão livre do MASP. Na USP, o II Encontro de Educação, Negritude e Relações Étnico-Raciais será realizado nos dias 22 e 23 de novembro.

Em Salvador haverá marcha a partir das 14h no bairro de Campo Grande, na Praça da Sé. Lá também acontece a Alvorada dos Ajás, que na edição desse ano homenageia a memória do capoeirista Moa do Katendê, assassinado em um crime de ódio.

No Mato Grosso do Sul, a Assembleia Legislativa do estado irá homenagear personalidades reconhecidas pela luta de combate ao racismo e da promoção da igualdade racial com a comenda Zumbi dos Palmares. No Rio Grande do Norte, a Câmara Municipal de Natal presta homenagem similar às personalidades locais a partir das 18h.

Em Goiás, a IV edição do projeto Ecoar das Vozes acontece nesta terça-feira (20), das 9h às 21h na Vila Cultural Cora Coralina, e tem o objetivo de evidenciar o protagonismo da comunidade negra na luta contra o racismo.

Para o secretario nacional de combate ao racismo do PTMartvs Chagas, “esse momento, mais do que nas outras marchas, é um momento de extrema resistência, porque a gente sabe muito bem o que virá nos próximos anos para o movimento negro”.

“Nesse 20 de novembro, muito mais do que celebração a palavra é resistência, muito mais do que comemoração, será preparação para a luta, e os atos estão resistindo em todo o país”, acrescentou o secretário.

Martvs ainda disse que “os atos em todo o Brasil vão ser monitorados para que eles aconteçam na mais tranquila ordem, para que o direito à manifestação possa estar valendo durante todo o dia 20 de novembro”.

Da redação da Agência PT de notícias

 

Fonte: pt.org.br


Veja mais

Thumb geisa6

Conhecimento

Aprovado projeto Seminário Pensar Piauí previsto para março


Thumb pt1

Lamentável

Nota de pesar e indignação pelo incêndio no Museu Nacional


Thumb mar o mulher

Governo e Prefeitura promovem eventos em homenagem às mulheres

Março Mulher


Thumb pt14

Retrocesso

Paulo Guedes quer fim do investimento em cultura pelo Sesc


Thumb pt1

Extintos

Bolsonaro dá fim aos Ministérios da Cultura e do Esporte


Thumb pt2

Temor

Negras e negros temem mais retrocessos com Bolsonaro


Thumb baianas foto joao ramos

Intolerância Religiosa

Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa


Thumb geisa8

Desfile

Paraíso do Tuiuti leva Golpe e protesto contra Temer à avenida