#compartilhe

Juíza nega pedido da imprensa de entrevistar Lula

A defesa vai recorrer da decisão pois ela reforça violações a direitos e garantias fundamentais do ex-presidente Lula.

Publicada em 12/07/2018, 13:07

Full lula3

A juíza Carolina Moura Lebbos, da 13ª Vara Federal de Curitiba, negou nesta quarta-feira (11) pedidos de visita ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para que ele fosse entrevistado pela imprensa.

O pedido de entrevista, realizado pelo UOL, Folha de S.Paulo e SBT tinham com objetivo entrevistar o ex-presidente Lula, atual pré-candidato do PT à Presidência, acerca de questões relacionadas ao pleito eleitoral.

Para a magistrada “não há previsão constitucional ou legal que embase direito do preso à concessão de entrevistas ou similares”. A decisão da magistrada se soma a uma série de ações que reforçam a imparcialidade com que o caso vem sendo analisado, mantendo o ex-presidente Lula preso, apesar da ausência completa de provas.

Para a defesa do ex-presidente, Lula não teve direito a um julgamento justo, imparcial e independente. “Ele foi julgado por alguém que se mostra interessado inclusive em manter o ex-presidente preso a despeito dele não ter praticado qualquer crime”, afirma o advogado Cristiano Zanin. O advogado afirma que irá recorrer da decisão. “A defesa vai recorrer da decisão pois ela reforça violações a direitos e garantias fundamentais do ex-presidente Lula e afronta determinação expressa do Comitê de Direitos Humanos da ONU que, em maio deste ano, determinou ao País que não praticasse qualquer ato que pudesse frustrar a análise do mérito do caso que será proferida por aquela Corte Internacional. A decisão também afirma situação de inelegibilidade que ainda terá que ser analisada pelos Tribunais Superiores no julgamento de recursos apresentados em 23/04. Lula não praticou nenhum crime e por isso a defesa espera que um julgamento justo, imparcial independente irá reconhecer sua inocência”, defende Zanin.

Em maio, os advogados do UOL, Folha e SBT encaminharam à juíza o pedido para sabatinar Lula. Os três veículos já realizaram uma série de sabatinas com os pré-candidatos mais bem colocados na pesquisa Datafolha, faltando apenas Lula, líder em todas as pesquisas eleitorais à Presidência.

Por Lula.com.br


Veja mais

Thumb geisa4

Nota

Defesa de Lula desmente fake news do Estadão sobre laudo da PF


Thumb pt

Parlamentar europeu defende liberdade de Lula em ato em Portugal


Thumb pt5

Mídia

Conferência visa construção de estratégias


Sindicalistas criam Núcleo Pela Democracia e Contra o Golpe


Thumb pt6

Perseguição

Boulos: “Essa é uma luta de todos que defendem a democracia”