#compartilhe

Regina Sousa homenageia a Academia Piauiense de Letras

Publicada em 22/05/2018, 11:27

Full plen%c3%a1rio

A senadora Regina Sousa (PT-PI) discursou nesta segunda-feira (21), em Brasília, em uma sessão em homenagem aos 100 anos de existência da Academia Piauiense de Letras (APL). A sessão foi realizada por iniciativa do senador Elmano Férrer (Pode-PI).

 

Regina disse que, enquanto preparava seu pronunciamento, ficou imaginando o que se passou nas cabeças do grupo de intelectuais piauienses que, no penúltimo dia de um ano como 1917, em que acontecia a Revolução Russa, a Primeira Guerra Mundial e a primeira greve geral de trabalhadores no Brasil, resolveram dar uma pausa nas festividades para criar um grêmio literário destinado a discutir um tema até hoje considerado por muitos como de menor importância.

 

“Penso que eles já percebiam que, num mundo em que o diálogo entre as culturas era feito com a voz rouca dos canhões e o silêncio frio das baionetas, a literatura furava os bloqueios dos egocentrismos extremos e promovia encontros de pensamentos diferentes”.

 

Durante a homenagem, Regina comunicou aos acadêmicos presentes que apresentou dois projetos buscando valorizar os livros e a literatura de cordel. O primeiro determina a instalação de um pequeno acervo de livros paradidáticos e de literatura infantil em todas as salas de aula do 1º ao 5º ano do ensino fundamental (PLS 158/2016). O objetivo é incentivar o gosto pela leitura nas crianças e desburocratizar as bibliotecas.

 

A segunda proposta, para a qual Regina também pediu apoio, é o PLS 138/2018, que inclui o estudo da literatura de cordel, do repente e de outros cantos de improviso no currículo da educação básica.

 

Ascom PT Piauí


Veja mais

Thumb prouni lista

PróUni

Brasil registra menor índice de desemprego da história


Thumb min jus macciv

Marco Civil

Governo abre consulta pública sobre Marco Civil


Thumb mst

Mais Reforma Agrária e fim da criminalização do MST


Thumb professores2

Educação

Piauienses propõem a criação do Conselho Federal de Docência


Thumb geisa3

Disciplina

Unicamp se junta a UnB e também cria disciplina sobre o Golpe


Thumb 27383257359 a90acaf074 z

Educação

Senado aprova projeto que cria a Universidade Federal do Delta do Parnaíba