#compartilhe

DataFolha confirma: Lula 2018 é imbatível na preferência do povo!

Na primeira pesquisa depois do acórdão no TRF-4, Lula se consolida na liderança e venceria em todos os cenários do 2º turno

Publicada em 31/01/2018, 12:13

Full geisa1

A mais recente pesquisa Datafolhadivulgada nesta quarta-feira (31) pelo jornal ‘Folha de S.Paulo’, confirma o que a meses já se sabe: quando o assunto é a preferência dos brasileiros e brasileiras e as intenções de voto para as Eleições 2018 Lula é imbatível e segue liderando com ampla vantagem sobre seus virtuais concorrentes.

Contra todos as dezenas de rivais testadas pelo instituto, Lula tem entre 34% e 37% dos votos no primeiro turno e ganha de todos também no segundo turno.

Quando confrontados com Lula, os virtuais presidenciáveis escolhidos pela mídia não têm a força eleitoral do petista. O segundo colocado, deputado Jair Bolsonaro (PSC), tem de 16% a 18% das intenções de voto. Geraldo Alckmin (PSDB) e Ciro Gomes (PDT), aparecem empatados com entre 6% e 7%. Já Marina Silva (Rede) fica com entre 8% e 10%.

Com entre 47% e 49% de intenção de votos no segundo turno nos cenários estudados, Lula segue derrotando com ampla margem os nomes a ele contrapostos. Vence contra Alckmin (que teria 30%), Marina (32%), Bolsonaro (32%) e Ciro (32%).

O povo quer Lula na urna!

Divulgada uma semana depois do acórdão do TRF-4 (Tribunal Regional Federal da 4ª Região), que manteve a condenação do ex-presidente, a pesquisa mostra que, apesar da perseguição política, da condenação sem provas, e do que tentam fazer alguns juízes e desembargadores, o povo quer Lula na urna!

Tanto que o percentual de eleitores e eleitoras que afirma não saber em quem votar ou que declara voto branco ou nulo sobe de 16% para 28% caso Lula seja impedido de se candidatar. O número é dez pontos percentuais mais alto do que nos cenários em que o ex-presidente é estudado. E isso, destaque-se, não se da por conta de desconhecimento dos nomes sugeridos.

Em nenhum outro levantamento de intenção de voto para presidente já feito pelo instituto em ano eleitoral observou-se uma taxa tão elevada de brasileiros e brasileiras com a pretensão de votar em branco ou anular o voto. E o que acontece quando se exclui o nome de Lula da disputa.

Folha de S.Paulo

É por isso também que, sempre de acordo com o instituto, um candidato indicado por Lula também lideraria contra todos. Votariam com certeza em um candidato indicado pelo ex-presidente 27% dos eleitores, enquanto o deputado Jair Bolsonaro tem 18% das intenções de voto.

Nem mesmo os ataques político e midiáticos cotidianos conseguem eclipsar a força do legado de um governo que ousou pensar no povo, fez diferente e transformou a realidade de milhões de brasileiros e brasileiras.

Para o PT, não hã alternativa ou plano B. Lula é o candidato do partido. Recorrerá a todos os tribunais e lutará nas ruas e nas cortes contra a condenação injusta e espúria sem provas.

Ainda assim, a tentativa midiática de tirar Lula do páreo se ilustra também na impressionante lista de nomes apresentados como alternativa ou virtuais concorrentes. Extensa, inclui até apresentadores globais e ex-ministros, com nomes como Jair Bolsonaro (PSC), Geraldo Alckmin (PSDB), Ciro Gomes (PDT), Joaquim Barbosa (Sem partido), Alvaro Dias (Podemos), Fernando Collor de Mello (PTC), Manuela D’Ávila (PCdoB), Paulo Rabello de Castro (PSC), João Amoêdo (Partido Novo),  Guilherme Boulos (sem partido), Henrique Meirelles (PSD), Luciano Huck (Sem partido).

 

Perdendo força políticas pesquisa a pesquisa, o deputado Jair Bolsonaro parou de crescer especialmente após a divulgação de aumento de patrimônio da sua família desde o início de sua carreira política – fato de que têm conhecimento 34% dos entrevistados segundo o Datafolha. O parlamentar recorreu ao TSE para tentar barrar a publicação do resultado.

*

Foram realizadas 2.826 entrevistas pelo instituto Datafolha em 174 municípios brasileiros entre os dias de 29 e 30 de janeiro. Os resultados apresentam margem de erro de dois pontos para cima ou para baixo.

 

Fonte: Agência PT de Notícias


Veja mais

Thumb contagem

Minas Gerais

Contagem será palco do lançamento da pré-candidatura de Lula


Thumb  dsc0025

Trajetória

Dr. Francisco Costa: de prefeito a liderança estadual


Thumb mst

Manifestação

MST mantém mobilização em defesa de Lula


Thumb geisa5

Pesquisa

Datafolha: Eleitor rejeita políticos ligados ao projeto golpista


Thumb geisa2

Declaração

“Nós vamos manter a candidatura do Lula até o fim” diz Padilha


Thumb geisa2

Confira!

Leia a entrevista de Lula para a Folha de S. Paulo


Thumb lula 2018

CUT/Vox Populi: Lula, o melhor e mais admirado presidente do Brasil


Thumb elei%c3%a7%c3%a3o c%c3%a2mara municipal

Eleição

Jeová Alencar é reeleito presidente da Câmara com apoio de petistas


Thumb lula1

Eleições

Lula mantém liderança em última pesquisa de 2017


Thumb dilma

Eleições

Dilma Rousseff: O ano da reconquista e da eleição livre


Thumb lu

Pesquisa

CUT/Vox Populi: Lula lidera com 28% em São Paulo, governado há 23 anos pelo PSDB


Thumb lulala

Liderança

Lula cresce mais e lidera em todos os cenários, aponta Datafolha


Thumb dudu   reuni%c3%a3o pt

Eleições

Dudu defende “chapas puras” proporcionais nas eleições deste ano


Thumb geisa1

Entrevista

Lula: “Com a ajuda do povo posso consertar este país outra vez”


Thumb nota2018

Nota

Executiva Nacional do PT: Processo judicial contra manifestações é provocativo e acirra os ânimos!


Thumb geisa3

Congresso

Bancada critica farsa judicial e reitera pré-candidatura de Lula


Thumb eleicao

Preferência

Pesquisas fortalecem Lula e candidatura é juridicamente viável